Início Notícias
Lançamento do livro: No mar e em terra: um livro sobre a história e a cultura dos trabalhadores escravos e livres no Brasil, dia 10 de novembro.

O livro será lançado no dia 10 de novembro próximo (quinta-feira), às 19h,  no Canto Madalena (R. Medeiros de Albuquerque, 471 – Vila Madalena, S. Paulo).

No mar e em terra. História e cultura de trabalhadores escravos e livres, de Jaime Rodrigues, é uma coletânea de artigos que abordam a vida material e a cultura profissional de escravos e livres num largo arco temporal. Os três primeiros focalizam a vida nos navios que cruzavam o Atlântico entre os séculos XV e XX, examinando os ritos que acompanham a travessia da linha do equador e suas transformações, a alimentação e os problemas de saúde dos marinheiros, bem como as lides marítimas de cativos e forros na navegação de longa distância. Os três seguintes analisam as ações dos escravos no século XIX. Dois investigam as visões que foram construídas sobre eles no parlamento e nas discussões temáticas ocorridas no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 1840, e o terceiro trata da dos escravos contrabandeados para o Brasil depois de 1831 que foram levados para trabalhar na Fábrica de Ferro de Ipanema. O último relaciona a história da escravidão com a da saúde e da medicina para realizar uma retrospectiva do modo como os autores médicos avaliavam as doenças dos africanos escravizados no Brasil.

Sobre o autor:
Jaime Rodrigues é professor do Departamento de História da UNIFESP e já publicou Alimentação, vida material e privacidade (Alameda, 2011), De costa a costa (Companhia das Letras, 2005) e O infame comércio (Editora da Unicamp, 2000), além de livros didáticos voltados para o ensino fundamental.