12/11 a 15/11/2016

Londrina - PR

Nas últimas décadas, os estudos do oitocentos, no Brasil e no exterior, têm passado por um processo de grande expansão quantitativa e qualitativa. A consolidação da pesquisa a partir do sistema de pós-graduação nas universidades, particularmente a expansão do sistema público federal – mas não apenas -, foi um dos motores deste processo. Uma comunidade historiadora que até os anos de 1980 podia reunir-se em um evento, hoje é tão grande, especializada e diversificada que exige novos modelos de integração.

Os projetos coletivos, núcleos, linhas e grupos de pesquisa têm se tornado cada vez mais comum em um campo que até pouco tempo era dominado pelo trabalho intelectual solitário.

Foi pensando nas exigências e oportunidade desse novo cenário que um grupo de pesquisadores, de diversas instituições e a partir de experiências variadas de associação para a pesquisa da história do longo século XIX, reunido no Seminário Comemorativo dos 10 anos do CEO – Centro de Estudos do Oitocentos articulou-se e criou a Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos – SEO (http://www.seo.uff.br/index.php).

Como parte da transformação do CEO a nova Sociedade já nasce publicando também a Revista Almanack, com Qualis A-2 (http://www.almanack.unifesp.br/index.php/almanack/pages/view/neste_numero).

O objetivo principal da SEO é servir de fórum de debates e representação dos diversos pesquisadores e grupos, nacionais e estrangeiros, comprometidos com a pesquisa, o ensino e a divulgação científica das histórias desse longo século XIX – período que se estende desde meados do século XVIII até 1930, ou, para o caso brasileiro, desde o que se conhece como a crise do sistema colonial até o final da chamada Primeira República.

Em 15 de maio de 2013, foi votado o estatuto da associação e instalada a primeira diretoria. Seguindo os modelos de diversas outras sociedades científicas, a SEO se caracteriza por reunir pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e grupos que atuem nos mais diferentes recortes temáticos, objetos e abordagens, mas que tenham em comum o interesse pelo longo século XIX, ou seja, constituiu-se um espaço autônomo que integre essas iniciativas – que de outro modo poderiam permanecer nos seus círculos especializados. Da mesma forma, a SEO tem como um dos seus objetivos fortalecer e subsidiar os seus associados e a ANPUH nos temas de sua afinidade.

No ano de 2014, a SEO realizou na UFES o I Seminário Internacional Brasil no Século XIX na Universidade Federal do Espírito Santo e no ano de 2016 o I Encontro de Pós-graduandos da SEO na Universidade Federal de São João del-Rei – MG.

Neste ano de 2016, realizar-se-à o II Seminário Internacional Brasil no século XIX, na Universidade estadual de Londrina. Tal evento tem por objetivo primordial dar continuidade às atividades da SEO, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa sobre os Oitocentos.

Acreditamos, que reunir essa diversidade contribuirá para a potencialização e emergência de identidades e interesses comuns na relação com os diferentes setores da sociedade, do Estado e do mundo acadêmico-científico.

Assim, vimos por meio deste solicitar apoio desta agência para a realização de mais este evento que certamente propiciará uma maior dinamização e internacionalização sobre os Oitocentos através do intercâmbio entre pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Inscreva seu trabalho

Para inscrever seu trabalho, preencha os campos abaixo, envie o seu texto.

Envie o seu texto:

Inscrição como ouvinte

Para realizar a sua inscrição, preencha os campos abaixo e envie seu comprovante de depósito para confirmar a sua inscrição.

Conta para depósito

Agência: 0909-9
Conta poupança: 99999-9
Titular: CEO