23/08 a 25/08/2006

UERJ

Congregando pesquisadores de diversas instituições de ensino superior da região sudeste, bem como pesquisadores internacionais, cujos estudos apresentam em comum a preocupação com a construção da cidadania, as relações dos cidadãos com o governo e instituições do Estado, os valores e as práticas sociais definidoras da esfera pública.

O Seminário promoveu a reflexão coletiva a respeito da problemática acerca da nação e cidadania no século XIX, estimulando, portanto, o diálogo entre diferentes abordagens das temáticas relativas ao oitocentos no Brasil – como a da escravidão, a das formas do pensamento político, a dos processos sociais e as da cultura -, estabelecendo ainda uma comparação entre estas e estudos sobre o século XIX na América Latina e nos Estados Unidos, graças à participação dos pesquisadores estrangeiros.

O Seminário constituiu-se em um espaço de troca de experiências entre pesquisadores, que, ao redefinirem temáticas e conceitos sobre a cidadania e a nação, contribuíram para a criação de instrumentais teóricos capazes de propiciar novas formas de entendimento em relação a estes conceitos.

O Seminário contou com quatro conferencistas, a saber: Prof. Dr. José Murilo de Carvalho (UFRJ), Profª. Drª Carmem McEvoy (University of South – EUA), Profª. Drª. Annick Lemperière (Université de Paris) e Profª. Drª. Bárbara Weinstein (University of Mariland – EUA).